Aprender a dizer NÃO

Eu sempre fui uma mulher que dizia sim para tudo, que se sentia boazinha atendendo todas as demandas que chegavam, até que eu entendi o mal que isso fazia para o meu emocional, físico e financeiro.


Eu sempre fui a filha exemplar, a estudante acima da média, a amiga legal que topava tudo. Depois virei a profissional dedicada, que aguentava todos os perrengues com maturidade de 40 aos 20. Tive meu 1º burnout aos 21 anos, numa época que ninguém nem sabia o que era isso. Aí veio o casamento perfeito e logo a frustração de não engravidar qdo quis. Ainda assim, continuei achando que tinha que dar conta de tudo, me sobrecarregando de ítens na lista do “preciso fazer”. Obviamente comecei a não dar conta de tudo, nem de mim. Esquecia os compromissos, combinava encontros e furava na última hora, me enchia de afazeres que me paralisavam pelo simples fato de saber que não ia conseguir cumprir, e aí não fazia nada.


Mas em 2018, meu marido foi à trabalho para China e ficou um mês fora, e durante uma sessão de coaching, onde eu relatava estar com muito medo de como ia ser sem o suporte dele, minha coach me disse: “Carol, vc tem que dizer não. Aceita que nesse mês vc vai fazer menos coisas, aceita que vai ter que pedir ajuda e recusar mais funções, pq vc já está sobrecarregada o suficiente.” Foi aí que tudo mudou pra mim. Eu entendi que dizer não era muito mais poderoso que eu aceitar tudo e me dividir em mil pra dar conta. Pq qdo eu dizia não, para o que eu dizia sim, passava a ter muito mais valor. Pq ali tinha a minha presença e não estava pensando na próxima tarefa que precisava cumprir.


Foi aí que a Gábi, muito sabiamente entendeu, que eu poderia derramar todo esse aprendizado para o meu trabalho e me fez ver que eu já dizia muitos outros não. Eu já dizia não para o carro, para terceirização das tarefas domésticas. Já dizia não para o consumo sem propósito, para ter coisas sem história e sem sentido. Já dizia não para os cabelos tingidos e para a busca pela perfeição.

Assim surgiu o Estilo é saber dizer não, e é exatamente sobre isso e sobre outros muitos nãos, que quero conversar com vcs aqui no Todas Nós, para que sejamos reconhecidas em todo nosso poder!


Por Carol Fajardo


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo